Sexta edição do Festival Nacional de Cultura e Artes de Angola exalta criatividade

Luanda - A sexta edição do Festival Nacional de Cultura e Artes de Angola, denominado “Tchole”, destacou, esta sexta-feira, em Luanda, a criatividade e a expressão artística da juventude angolana, evidenciadas através da música, dança, teatro, artesanato, artes plásticas e composição de letras musicais.
Integrado nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, o evento homenageou figuras de diversas áreas da cultura nacional, reconhecendo o seu contributo na promoção da identidade angolana, no país e na diáspora.
O director-Geral do festival, Valdemar Francisco, revelou que o “Tchole – Especial Angola 50 Anos” começou a ser preparado, em Janeiro do corrente ano, visando estimular o sentido patriótico e valorizar a cultura nacional em todos os sectores da sociedade.
Por seu lado, a directora do Gabinete Provincial de Luanda da Cultura, Turismo e Desporto, Tatiana Buta, afirmou que a cultura é uma das maiores conquistas dos 50 anos de independência, pois é através dela que se reafirma a identidade do povo angolano.
“Resgatar a ancestralidade do nosso povo é um trabalho contínuo, para que os nossos saberes, valores e tradições se mantenham vivos e dialoguem com o presente e o futuro”, enfatizou, citada pelo Jornal ÉME.
Tatiana Buta sublinhou que a presente edição do festival foi um verdadeiro exemplo de resgate, valorização, promoção e divulgação da cultura, preservando a herança dos antepassados e projetando para as novas gerações com criatividade, inovação e ousadia.
O festival foi marcado por apresentações com instrumentos tradicionais, em percussão, batuques, vestimentas típicas e máscaras.
Foram homenageados artistas e agentes culturais em diversas categorias, sendo na música, Beto Bungo, no teatro, Victória Soares, no jornalismo cultural, Kayaya Júnior, na literatura, Boaventura Cardoso, e na animação cultural, Tony Mulato, entre outros.
O Festival de Artes e Cultura “Tchole” é uma iniciativa de âmbito nacional que reúne múltiplas disciplinas artísticas, entre as quais teatro, dança e artes plásticas, assim como inclui a realização de workshops, debates, conferências, turismo cultural e intercâmbios, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade.