Domingo, Julho 27
Internacional

EUA financiam Polónia em quatro mil milhões para compra de armamento

GiraNotícias2 min leitura
EUA financiam Polónia em quatro mil milhões para compra de armamento

Washington - Os Estados Unidos vão garantir financiamento à Polónia no valor de quatro mil milhões de dólares para compra de armamento norte-americano, anunciou o Departamento de Estado.

A garantia será concedida através do programa de Financiamento Militar Estrangeiro (FMF), segundo o Departamento de Estado, que sublinha tratar-se de um "apoio substancial (que) reflecte o sério compromisso da Polónia com a sua própria defesa e com a partilha do ónus da segurança colectiva da OTAN".

"A Polónia continua a ser um dos aliados mais fortes e fiáveis dos Estados Unidos na Europa --- uma nação na linha da frente do flanco leste da OTAN e líder no investimento em defesa", sublinha a diplomacia norte-americana.

Desde 2023, a Polónia tem investido fortemente na modernização das suas forças armadas, incluindo material de guerra norte-americano como helicópteros Apache, o Sistema de Reconhecimento de Radar de Superfície e Espaço Aéreo, sistemas de artilharia HIMARS e o sistema de defesa anti-míssil Patriot.

O investimento está relacionado sobretudo com a invasão da Ucrânia pela Rússia e o reforço das capacidades militares de Moscovo, que fez todos os países do flanco leste da OTAN aumentar as suas capacidades de Defesa.

O novo apoio à Polónia, afirma o Departamento de Estado, "reafirma o compromisso dos Estados Unidos com parcerias bilaterais sólidas baseadas no respeito mútuo, no investimento partilhado e em prioridades estratégicas".

"Trabalhando em conjunto, os Estados Unidos e a Polónia estão a garantir o futuro da OTAN, dissuadindo as agressões e defendendo firmemente a liberdade, a soberania e a paz na Europa", adianta.

A diplomacia norte-americana sublinha ainda que o programa de empréstimos FMF apoia a criação de empregos nos Estados Unidos, bem como a indústria e a inovação em "sistemas fiáveis e comprovados, construídos pela melhor base industrial de defesa do mundo".

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias