
O regime de Teerão acusou hoje Washington de violar novamente o memorando de entendimento entre as duas partes para acabar a guerra, e reafirmou a determinação de responder militarmente a qualquer agressão.
“Esses ataques selvagens, que constituem uma violação flagrante do parágrafo 4 do artigo 2 da Carta das Nações Unidas, bem como uma violação expressa da primeira cláusula do Memorando de Entendimento para acabar a guerra, demonstram que o regime americano não concede o menor valor nem credibilidade aos seus compromissos”, denunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano num comunicado, após novos bombardeamentos norte-americanos contra instalações na costa sul iraniana.
As novas acusações de Teerão ocorrem depois de os Estados Unidos terem lançado no sábado uma segunda série de bombardeamentos desde sexta-feira contra múltiplos objectivos militares iranianos.
A última ofensiva dos Estados Unidos ocorreu em resposta a um ataque com drones atribuído ao Irão contra um petroleiro que navegava pelo estreito de Ormuz, depois do qual o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a acusar no sábado Teerão de violar o acordo de cessar-fogo.





