Quarta-feira, Julho 23
Internacional

Irão nega violação do cessar-fogo mas mantém-se alerta

Correio Kianda2 min leitura
Irão nega violação do cessar-fogo mas mantém-se alerta

As autoridades iranianas garantiram esta terça-feira, 24, que o país continua “pronto para responder a qualquer agressão”, apesar de confirmar um cessar-fogo com Israel.

Segundo a televisão estatal iraniana, o acordo não foi violado, como acusou Israel.

O Irão sublinhou em comunicado divulgado hoje que continua “em alerta e pode responder a qualquer agressão de imediato apesar de o Conselho Supremo de Segurança Nacional ter confirmado na terça-feira o cessar-fogo com Israel, proposto pelo Presidente norte-americano, Donald Trump”.

Segundo o Conselho iraniano, o cessar-fogo constitui “uma derrota para o Estado judaico”.

Ao mesmo tempo, o Estado-Maior das Forças Armadas do Irão, que inclui as Forças Armadas regulares e a Guarda Revolucionária paramilitar, negou, numa declaração transmitida pela televisão estatal, ter disparado mísseis contra Israel após o início do cessar-fogo.

As autoridades garantiram que “os relatos de lançamentos de mísseis do Irão após o cessar-fogo são falsos”.

O exército israelita afirmou hoje ter detectado um novo ataque com mísseis do Irão, fazendo soar os alarmes no norte de Israel.

De acordo com Telavive, os disparos de mísseis iranianos aconteceram cerca de duas horas e meia após o início do cessar-fogo, tendo as autoridades israelitas adiantado que já foi ordenado um ataque retaliatório ao Irão, embora não haja relatos de um ataque no país.

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, afirmou que o lançamento de mísseis pelo Irão constituiu uma violação do cessar-fogo e que instruiu as Forças Armadas israelitas para retomarem “as intensas operações para atacar Teerão e destruir alvos do regime e infra-estruturas terroristas”.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias