
Pretória - A 45ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) realiza-se neste final de semana no Madagáscar, noticia agência sul-africana de notícias (SAnews).
A cimeira centrar-se-á na aceleração da integração regional através de pilares principais: reforço da capacidade industrial e das cadeias de valor regionais, modernização da agricultura e promoção de uma transição energética inclusiva, tudo visando a construção de uma região da SADC resiliente, sustentável e coesa.
Durante o encontro, o Presidente da República do Madagáscar, Andry Rajoelina, assumirá oficialmente a presidência da SADC, sucedendo o Chefe de Estado do Zimbabwé, Emmerson Mnangagwa.
“A cimeira analisará o progresso na implementação do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC (RISDP) 2020–2030 e analisará o relatório do presidente do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança”, afirmou o porta-voz da presidência sul-africana, Vincent Magwenya.
De igual modo, acrescentou, estará em análise as conquistas sob o tema da 44ª Cimeira: ‘Promover a Inovação para Desbloquear Oportunidades para o Crescimento Económico Sustentável e o Desenvolvimento rumo a uma SADC Industrializada.
A cimeira deste fim-de-semana, que terá lugar no Centro de Conferências Ivato em Antananarivo, verá também a África do Sul a aceitar formalmente a sua presidência da SADC para 2026-2027.