
O presidente ruandês substituiu o primeiro-ministro Edouard Ngirente, demitido nesta quarta-feira, 23 de Julho, por Justin Nsengiyumva, até então vice-governador do Banco Nacional de Ruanda.
Embora os motivos da demissão não tenham sido mencionados, o primeiro-ministro cessante agradeceu a Paul Kagame no X por, segundo ele escreveu, ” esta jornada profundamente enriquecedora “.
No cargo desde 2017, Edouard Ngirente é substituído por Justin Nsengiyumva, que é doutor em economia pela Universidade de Leicester e ex-funcionário do governo britânico e conselheiro do Ministério das Relações Exteriores de Ruanda.
Em uma mensagem publicada no X, o novo primeiro-ministro, Justin Nsengiyumva, agradeceu ao presidente pela confiança depositada nele, prometendo servir Ruanda com humildade e dedicação.
De acordo com a constituição de Ruanda, a nomeação de um novo primeiro-ministro abre caminho para a formação de um novo gabinete dentro de 15 dias.
Importa referir que o substituto de Edouard Ngirente actuou também como Secretário Permanente nos Ministérios da Educação e do Comércio e Indústria de Ruanda.