Ucrânia: Zelensky demite altos funcionários envolvidos em esquema de corrupção

O Presidente ucraniano, assinou na noite deste sábado, dois decretos, demitindo altos responsáveis implicados num esquema de corrupção descoberto pelas autoridades ucranianas, que afectava a aquisição de material de guerra.
Estas medidas de Volodymyr Zelensky fazem parte de uma série de iniciativas lançadas no sábado pelas autoridades ucranianas contra várias pessoas envolvidas num esquema de corrupção que terá inflacionado o preço de equipamento de guerra electrónica e drones para embolsar parte do dinheiro.
No total, foram detidas quatro pessoas por alegado envolvimento no esquema. Entre os afectados pelas alegações de corrupção está o deputado Oleksi Kuznetsov, que será suspenso do partido Servo do Povo, de Zelensky, segundo adiantou o chefe do grupo parlamentar da organização política, David Arajamia, no seu canal no Telegram.
Um dos demitidos foi Sergey Haidai, chefe da Administração Estatal de Mukachevo, na região da Transcarpácia, no sudoeste da Ucrânia, e o outro Andry Yurchenko, chefe da Administração Militar Municipal de Rubizhne, no distrito de Severodonetsk, na região leste de Lugansk.