
Angola e os Estados Unidos da América (EUA) avaliaram, esta sexta-feira, em Luanda, o estado da cooperação militar.
Esta análise foi feita durante uma audiência que a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, concedeu ao tenente-general John Brennan, Comandante Adjunto do Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM).
Durante o encontro, revela o MIREX, os interlocutores enalteceram as boas relações existentes entre os dois países, alicerçadas na troca de recentes visitas ao mais alto nível, dando origem a investimentos subsequentes nos mais variados domínios, com foco nas áreas da agricultura, Infra-estruturas rodoviárias, tecnologias e energias renováveis.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores congratulou-se com as iniciativas norte-americanas de financiamentos para projectos ao longo do Corredor de Lobito sublinhando a sua relevância estratégica para a região.
No âmbito militar, a diplomata angolana destacou a importância da relação bilateral entre as duas Nações neste ramo, coordenada pelo Comando dos Estados Unidos para a África, e apelou a continuidade de apoio técnico e logístico para garantir o reforço das capacidades operacionais das Forças Armadas Angolanas por meio de formações especializadas, assistência técnica e exercícios militares conjuntos.
Por outro lado, o tenente-general norte-americano apresentou a visão para a colaboração com o continente Africano com a finalidade de fortalecer as forças de segurança e responder a crises humanitárias e climáticas para promover a.estabilidade e segurança marítima, e apoiar iniciativas de desenvolvimento sustentável.