Quinta-feira, Julho 10
Política

Angola e Peru decidem fortalecer cooperação

Jornal de Angola4 min leitura
Angola e Peru decidem fortalecer cooperação

Angola e o Peru decidiram, hoje, no final da primeira Reunião de Consultas Políticas, incrementar e fortalecer as relações de cooperação em vários domínios da esfera politico, diplomática e económica.

Na reunião realizada na cidade de Lima, as delegações chefiadas, respectivamente Félix Boza, vice-ministro das Relações Exteriores do Peru e Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores de Angola, os dois países concordaram em alinhar estratégias e desenvolver acções pontuais direccionadas ao estabelecimento de parcerias público- privadas de interesse comum.

Segundo um comunicado de imprensa, temas como a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, a cooperação inter institucional (APCI) e o estabelecimento de parcerias entre as academias diplomáticas do Peru e de Angola foram objecto de discussão entre as partes.

As delegações de Angola e do Peru constataram que os dois Países têm grandes afinidades, quer do ponto de vista cultural como económico e geográfico, tendo considerado haver oportunidade de cooperação.

Dentre as oportunidades as Partes identificaram a cooperação em matéria de gestão e segurança aeroportuária, por meio do estabelecimento de parcerias entre as infraestruturas peruanas, o Porto de Águas profundas de Chancay, Peru, inaugurado em Novembro de 2024 e o Aeroporto Internacional Jorge Chaves, inaugurado em Maio de 2025, com as infraestruturas angolanas que são o Porto do Lobito e o AIAAN.

Ainda no decurso das Consultas Políticas procedeu-se ao balanço da relação económico- comercial, onde consideraram importante a criação de ferramentas de desenvolvimento e promoção comercial, como câmaras de comércio e o estabelecimento de Consulados Honorários em Lima e Luanda.

Durante a reunião reflectiu-se também sobre a plataforma cultural Peru- Africa, onde as Partes entenderam aprofundar os estudos sobre o passado histórico comum, bem como divulgar em Angola e no Peru a arte e a cultura de ambos os Países, quer por meio da formação quer por meio de intercâmbio cultural.

Assuntos regionais e multilaterais, nomeadamente, sobre a liderança de Angola na União Africana, e na mediação de conflitos em África, a participação do Peru na Organização dos Estados Americanos ( OEA), o panorama geral da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AFCFTA), os objectivos do Plano Estratégico do Peru para Africa 2024- 2030, mereceram igualmente especial atenção.

Ao usar da palavra na ocasião, a Embaixadora Esmeralda Mendonça, depois de agradecer a recepção calorosa por parte das autoridades peruanas, destacou a importância do encontro e almejou uma relação prospera e um futuro promissor para os dois países.

Para a governante angolana, o tempo urge, é preciso tirar proveito das oportunidades, criar dinâmicas e acelerar as relações de cooperação bilaterais e multilaterais.

Por seu turno, o embaixador Félix Boza que na oportunidade apresentou o selo comemorativo alusivo aos 40 anos de cooperação entre Angola e o Peru e o Boletim Virtual Cumanana, publicação sobre a cultura peruana para Africa- edição dedicada a Angola, manifestou a disponibilidade e interesse do seu país em estabelecer uma relação bilateral sólida e abrangente.

Félix Boza referiu, à propósito, que existem entre os dois países, coincidências e visão comum em múltiplos aspectos, pelo que, considerou importante a criação de mecanismos capazes de transformar intenções em realizações.

A margem deste evento, a Secretária de Estado das Relações Exteriores de Angola, que se faz acompanhar pelo Embaixador Felisberto Martins, Director América e de funcionários seniores do seu ministério, visitou a Academia Diplomática do Peru, bem como manteve encontro, em privado, com o Vice- Ministro das Relações Exteriores do Peru.

Com a realização da primeira reunião de Consultas Políticas entre a República do Peru e a República de Angola, as relações diplomáticas entre os dois países, estabelecidas desde 06 de Setembro de 1985 conhecem o início de uma nova era.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias