
O estado actual das relações bilaterais entre Angola e Portugal, sobretudo a intensificação da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e social foi abordada, hoje, em Luanda.
O assunto foi analisado durante encontro, que o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte.
A troca de visitas de alto nível entre responsáveis dos respectivos países foi abordada durante o encontro, como elemento-chave para o reforço dos laços político-diplomáticos e para a consolidação do diálogo político entre Angola e Portugal, sublinha o MIREX numa nota de imprensa.
"Os interlocutores passaram em revista um conjunto de instrumentos jurídicos cuja assinatura se encontra pendente, entre os quais se destacam Acordos de cooperação que abrangem áreas consideradas prioritárias", refere a nota.
Fórum económico
A proposta de realização de um Fórum Económico Angola–Portugal foi igualmente objecto de análise, onde os dois diplomatas avaliaram os potenciais benefícios deste evento para o estímulo do investimento privado, o intercâmbio empresarial e o desenvolvimento de parcerias entre os sectores produtivos dos dois países.
As relações político-diplomáticas entre Angola e Portugal estabeleceram-se formalmente em Março de 1976, poucos meses após a independência de Angola, proclamada no dia 11 de Novembro de 1975.