Terça-feira, Setembro 9
Política

PR felicita Lula da Silva pelos 203 anos de Independência do Brasil

GiraNotícias2 min leitura
PR felicita Lula da Silva pelos 203 anos de Independência do Brasil

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reiterou a intenção do seu Executivo em explorar plenamente as possibilidades que as economias de Angola e do Brasil oferecem, com vista a intensificar a cooperação bilateral e transformá-la num factor decisivo de desenvolvimento para os dois países.

Numa mensagem de felicitações dirigida ao Presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, pela celebração dos 203 anos de Independência da República Federativa do Brasil, assinalados esta segunda-feira, João Lourenço destaca os esforços empreendidos para colocar o Brasil no lugar que lhe cabe no concerto das nações desenvolvidas.

De acordo com uma nota partilhada pelos Serviços de Imprensa do Presidente da República, na mensagem, o estadista angolano sublinha os esforços empreendidos pelo Brasil, através da implementação de políticas em que a visão do Presidente Lula da Silva se apresenta como farol orientador para o progresso e bem-estar de todos os brasileiros.

As relações diplomáticas entre Angola e o Brasil foram estabelecidas oficialmente, a 11 de Novembro de 1975, sendo Brasil o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, desenvolvendo, desde então, uma cooperação diversificada, apoiada em laços históricos, culturais e linguísticos.

Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem sido parceiro de referência, nos domínios da educação e formação de quadros, saúde, agricultura, transportes, defesa, energia e cultura, além da formação de muitos estudantes angolanos em universidades brasileiras, no âmbito de programas de bolsas de estudo e protocolos de intercâmbio académico.

No sector económico, empresas brasileiras participam em projectos estruturantes em Angola, sobretudo na construção civil, engenharia, energia, petróleo e gás, contribuindo para a transferência de tecnologia e diversificação da economia nacional.

Angola e o Brasil desenvolvem ainda cooperação técnico-militar, sendo um dos eixos centrais da parceria, com intercâmbios e formação de pessoal, no âmbito da defesa e segurança.

No domínio político-diplomático, Angola e Brasil mantêm concertação regular em fóruns multilaterais, como as Nações Unidas, CPLP e o grupo ACP, visando reforçar a cooperação, aumentar investimentos recíprocos e dinamizar novos sectores estratégicos, consolidando a amizade e solidariedade entre os dois povos.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias