Terça-feira, Setembro 9
Política

Presidente João Lourenço defende justiça reparatória para africanos e afro-descentes

Correio Kianda2 min leitura
Presidente João Lourenço defende justiça reparatória para africanos e afro-descentes

O Presidente da República e da União Africana, defendeu este domingo, 07, em Addis Abeba, capital da Etiópia, a necessidade de se levar a cabo, uma ampla frente comum entre África e a Comunidade do Caribe (CARICOM), em prol da justiça reparatória para africanos e afro-descendentes.

João Lourenço considerou esta como uma luta de dimensão global e de valor histórico inestimável.

O estadista angolano fez estas declarações durante a cerimónia de abertura da IIª Cimeira União Africana-Comunidade do Caribe, co-presidida com o 1º Ministro da Jamaica e Presidente em Exercício da CARICOM, Andrew Holness.

O líder da União Africana afirmou igualmente que a realização do encontro constitui um marco significativo na reafirmação da dignidade dos povos e na construção de uma parceria transcontinental sólida, ancorada na história e nos laços de consanguinidade que unem africanos e descendentes da diáspora.

“Devemos procurar evoluir para decisões que viabilizem a realização dos nossos objectivos e é com esta finalidade que considero fundamental que pensemos nas formas de criarmos as bases necessárias à utilização de ferramentas já disponíveis no âmbito da Reparação, de que destaco o Mecanismo Afro-Caribenho de Justiça Reparatória e o Fundo Global de Reparação” frisou.

João Loureço disse que a Cimeira inscreve-se num contexto simbólico, por coincidir coma decisão da União Africana de consagrar o ano de 2025 à justiça reparatória, tendo realçado por outro lado que este encontro, deve ser aproveitado para o reforço da luta global pela reparação histórica e pela afirmação da dignidade dos povos.

“Estas ferramentas servirão de instrumentos facilitadores da colaboração entre órgãos da União Africana e da CARICOM, visando a definição de estratégias, o alinhamento de políticas e a promoção de acções eficazes e conjuntas sobre reparações, tanto no plano político como no jurídico” sinalizou o estadista angolano.

A IIª Cimeira União Africana-Comunidade do Caribe que decorre sob lema “Parceria transcontinental na busca de justiça para africanos e afro-descendentes através das reparações, tem como objectivo reforçar os laços de cooperação política, económica e cultural entre África e a região das Caraíbas, consolidando a concertação em torno de questões globais de interesse comum.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias