Angola e Namíbia reforçam parceria petrolífera
Por TopAngola ·

Resumo:
Angola e Namíbia acordam reforçar cooperação; priorizam energia, agricultura, infra-estruturas e planeiam base logística petrolífera conjunta na Namíbia.
Pontos-chave:
Em 10 de maio de 2025, João Lourenço recebeu a presidente namibiana Netumbo Nandi-Ndaitwah no Palácio da Cidade Alta, em Luanda. O encontro de trabalho visou actualizar a cooperação bilateral e resultou na identificação de áreas-chave nos sectores da Energia, Agricultura, Infra-estruturas e relação entre povos.
O ministro angolano Téte António destacou que o petróleo ganhou prioridade, porque Windhoek se prepara para entrar no clube dos produtores. A Namíbia quer aproveitar “a experiência de Angola”, razão pela qual a delegação visitou a Sonils para, in loco, observar capacidades logísticas construídas em duas décadas de actividade.
Segundo o ministro dos Recursos Minerais, Diamantino Azevedo, Sonangol e a estatal namibiana NAMCOR já negociam a criação de uma base logística petrolífera semelhante à da Sonils em solo namibiano. O projecto, ainda sem data divulgada, deverá facilitar operações offshore e formar técnicos, impulsionando cadeias de valor regionais.
Os dois países contam com 60 acordos em vigor e analisam outros dez para assinatura na primeira Comissão Binacional. Entre as acções em curso está a formação de quadros namibianos em institutos angolanos, reforçando a transferência de know-how e consolidando a histórica solidariedade forjada na luta de libertação.
Para Téte António, a parceria exemplifica que, “unidos na luta pela libertação, estamos também unidos no desenvolvimento”. A presidente Nandi-Ndaitwah escolheu Angola como primeiro destino depois de empossada em março, sinalizando prioridade estratégica. A visita de dois dias encerrou com compromisso de acelerar os dossiês técnicos até 2026.