Checo elogia hospitais e propõe cooperação médica
Por TopAngola ·

Resumo:
Vice-PM checo visitou hospitais de Luanda e Icolo e Bengo, elogiou equipamentos e sinalizou interesse em fornecer radiologia e cardiologia.
Pontos-chave:
Em 11 de maio de 2025, o vice-primeiro-ministro e ministro da Saúde da República Checa, Vlastimil Válek, percorreu hospitais de Luanda e do Icolo e Bengo. Ao final da visita afirmou que ficou “impressionado com a arquitectura e a limpeza das alas”, considerando as estruturas angolanas compatíveis com padrões europeus.
A delegação, guiada pelo secretário de Estado angolano para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, iniciou o roteiro no Hospital Geral de Cacuaco “Heróis de Kifangondo” e depois seguiu para o Complexo Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, especializado em doenças cardio-pulmonares, no bairro Palanca.
Nas duas unidades, directores Jovita André e Carlos Masseca apresentaram números de atendimentos, capacidade de internamento e laboratórios. Válek destacou a disponibilidade de tomógrafos e angiógrafos de última geração e sugeriu “aproveitar o bom exemplo para centros regionais”. Técnicos checos recolheram dados para relatórios subsequentes.
O ministro checo propôs fornecer equipamentos de Radiologia e Cardiologia, além de consumíveis hospitalares, no âmbito de um acordo de cooperação a ser negociado ainda este ano. O plano inclui programas de formação mútua, estágios de médicos angolanos em Praga e missões cirúrgicas checas em Luanda.
Hoje, em Luanda, Válek reúne-se com a ministra Sílvia Lutucuta e, depois, com a vice-presidente Esperança da Costa para alinhar prioridades. Segundo Inocêncio, serão debatidos financiamento, manutenção de aparelhos e transferência de tecnologia, “reforçando laços históricos entre Praga e Angola”.