Académicos debatem no Cuito desafios do Ensino Superior em Angola

O Primeiro Congresso Internacional de Pedagogia, realizado pela Escola Superior Pedagógica do Bie(ESPB), debate, desde terça-feira, na cidade do Cuito, os desafios e perspectivas do Ensino Superior no país e do sector da Educação em geral, num evento que junta académicos e especialistas nacionais e estrangeiros.
No evento, que encerra hoje, estão a ser debatidos temas sobre “Os desafios e perspectivas futuras do Ensino Superior no país”, “Financiamento e desenvolvimento de projectos científicos em Angola”e “O impacto da Educação no século XXI, que escola e professores devemos ter até lá”, entre outros.
O director-geral da Escola Superior Pedagógica do Bié, Guilherme Agostinho, disse que este evento é um marco histórico para a instituição que dirige, por ser o primeiro de dimensão internacional a ser organizado por aquele estabelecimento de Ensino Superior, que reúne especialistas internacionais oriundos do Brasil, Portugal, Espanha, Cuba, Cabo Verde, Moçambique, Peru, São Tomé e Príncipe, México, Venezuela, Macau e Chile.
Segundo o director, “o objectivo principal do Congresso Internacional passa essencialmente pela troca de experiências entre profissionais de Educação em diferentes áreas das Ciências da Educação, bem como os desafios para o sector durante o século XXI, à luz da globalização e da Inteligência Artificial (IA).
Por seu turno, a governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, frisou que desde a proclamação da Independência Nacional, em 1975, a Pedagogia em Angola foi marcada por um amplo e complexo “processo de evolução notável, registando diversificadas etapas que ficaram assinaladas por desafios e avanços”.
Durante o crescimento de Angola enquanto nação, reforçou, foi identificada a necessidade de se construir um sistema educativo que reflectisse a nova realidade do país, com vista a superar o legado colonial e se ajustar ao sistema dos países da região.