Enchentes nas paragens e vias curtas marcam 1º dia da subida do preço do táxi em Luanda

Enchentes nas paragens, linhas curtas, muitos cidadãos a andarem a pé, este é o cenário que se vive em Luanda no primeiro dia do anúncio da subida do preço do táxi, constatado pela Rádio Correio da Kianda.
Os populares mostram-se descontentes pelo facto de a subida reflectir significativamente nas suas vidas, com agravante do peso da estrutura de custo com os transportes.
“Foi muito difícil apanhar o táxi hoje, por acaso, tive de gastar mais de mil kwanzas para sair do Sequele ao Benfica, e vezes 30 dias não vai recompensar”, diziam os populares ouvidos esta segunda-feira, 07.
Os luandenses apelam as autoridades a reverem o impacto desta subida do preço do táxi, como o subsequente ajuste salarial sobretudo no sector empresarial privado.
“Agora por causa do táxi tudo vai disparar, vamos ver nos próximos dias quase todos os preços dos bens e serviços de forma galopante” afirmou Fernando Quiosa.
A partir desta segunda-feira, 07, a corrida de táxi colectivo de passageiros, tem uma nova actualização, passa de 200 para 300 kwanzas.
A informação consta de um comunicado do Ministério dos Transportes, a que à Rádio Correio da Kianda teve acesso este domingo, que justifica com a necessidade de ajustamento em função da nova tarifa de venda do gasolina, divulgada na sexta-feira pelo governo.
O objectivo, lê-se no documento, é garantir equilíbrio operacional das empresas que operam o serviço público de transporte colectivo de passageiros.
Além da corrida do táxi, o Ministério dos Transportes actualiza também a tarifa dos autocarros público, que sobe de 150 para 200 kwanzas.