Terça-feira, Julho 8
Sociedade

Operação “Ongombe” recupera 9 cabeças de gado na Chibia

O País2 min leitura
Operação “Ongombe” recupera 9 cabeças de gado na Chibia

O Comando Municipal da Polícia Nacional na Chibia, província da Huíla, desencadeou uma operação denominada Ongombe, que visou a prevenção e combate dos crimes de roubo e furto de gado.

Fruto da referida operação, foram recuperadas nove cabeças de gado bovino que tinham sido furtadas nos município da Humpata e Lubango, sendo que os supostos autores tinham como local de comércio o município da Chibia.

A informação foi avançada, hoje, no município da Chibia pelo comandante municipal, superintendente Fernando Hamuyela, durante a realização de um eonctro de balanço da situação operativa do primeiro semestre do ano em curso.

“O balanço é bastante positivo tendo em conta os resultados alcançados, pois que o plano de trabalho trimestral foi executado a 100% com destaque à realização de 12 operações policiais de combate e repreensão da criminalidade das quais destacamos as operações ONGOMBE, ONOMOTA MBO HONDE e EPANGUE”, apontou.

O oficial disse, igualmente, que estas operações policiais, combinadas com as 1.410 acções de proximidade, maioritariamente visitas comunitárias e encontros comunitários, que constituem a filosofia de trabalho e estratégia de elevação do sentimento de segurança por integrar as comunidades dos quimbos, aldeias, bairros, sectores e comunas na identificação e solução dos problemas de segurança.

Outrossim, explico que estas operações, permitiram, também, a detenção de 116 cidadãos, maioritariamente encaminhados à comarca, implicados em crimes de diversas naturezas jurídicas, com destaque aos crimes de roubos, furtos e ofensas à integridade física, alguns terminados em mortes, motivados por crença ao feiticismo, cobrança de multa tradicional.

Também foi possível a recuperação, em posse dos marginais, de 2 armas de fogo do tipo AKM, 5 motorizadas que tinham sido roubadas no Lubango e no Cunene, 50 kg de liamba na comuna do Jau e vários outros bens de uso doméstico.

Por outro lado, Fernando Hamuyela, destacou ⁠a detenção dos autores de 15 crimes dos 17 registados durante o trimestre em análise e ⁠⁠a detenção de 40 cidadãos por condução perigosa de motociclo que foram julgados sumariamente pelo tribunal de comarca do Lubango.

O comandante municipal da Polícia Nacional na Chibia revelou que o município conheceu ainda uma ⁠a redução de 38 crimes comparando com o II trimestre do ano passado, com destaque para a redução de um crime de roubo de gado bovino, redução de 34 crimes comparando com a meta estabelecida pelo Comando Provincial da Huíla.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias