Presença de Angola na reunião da Gavi reforça compromisso com imunização

Angola participou de 22 a 25 deste mês, no Retiro e na Reunião Ordinária do Conselho da Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) Genebra, com uma delegação chefiada pela ministra da Saude, Sílvia Lutucuta.
O encontro teve como principal objectivo a definição da estratégia financeira da nova subvenção “Gavi 6.0”, que abrangerá o período de 2025 a 2030, de acordo com um comunicado de imprensa.
"Trata-se de uma fase crítica de planificação, visando assegurar um apoio sustentável à vacinação de rotina e à introdução de novas vacinas em países de baixa e média renda", refere o documento.
A participação da ministra da Saúde decorre em seguimento directo da Cimeira Mundial “Saúde e Prosperidade graças à Imunização”, realizada a 25 de Junho de 2025, em Bruxelas, onde o Presidente João Lourenço e líder da União teve uma intervenção de destaque, reforçando o compromisso do continente africano com a saúde pública global.
A Cimeira, organizada em parceria pela União Europeia, Fundação Bill & Melinda Gates, GAVI e Global Citizen, mobilizou mais de nove mil milhões de dólares norte-americanos para apoiar programas de imunização nos próximos anos.
Apesar do sucesso na angariação de fundos em Bruxelas, esclarece o documento, a reunião do Conselho da GAVI em Genebra centrou-se no reequilíbrio financeiro da subvenção “Gavi 6.0”, face a um défice estimado em 3,5 mil milhões de dólares.
Papel activo
Angola, em conjunto com outros países implementadores, desempenhou um papel activo e influente no processo de negociação e revisão estratégica, apresentando propostas concretas e equilibradas para garantir justiça na distribuição do apoio, com ênfase na vacinação de rotina e no acesso equitativo a novas vacinas.