Sábado, Julho 26
Sociedade

Presença de Angola na reunião da Gavi reforça compromisso com imunização

Jornal de Angola2 min leitura
Presença de Angola na reunião da Gavi reforça compromisso com imunização

Angola participou de 22 a 25 deste mês, no Retiro e na Reunião Ordinária do Conselho da Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) Genebra, com uma delegação chefiada pela ministra da Saude, Sílvia Lutucuta.

O encontro teve como principal objectivo a definição da estratégia financeira da nova subvenção “Gavi 6.0”, que abrangerá o período de 2025 a 2030, de acordo com um comunicado de imprensa.

"Trata-se de uma fase crítica de planificação, visando assegurar um apoio sustentável à vacinação de rotina e à introdução de novas vacinas em países de baixa e média renda", refere o documento.

A participação da ministra da Saúde decorre em seguimento directo da Cimeira Mundial “Saúde e Prosperidade graças à Imunização”, realizada a 25 de Junho de 2025, em Bruxelas, onde o Presidente João Lourenço e líder da União teve uma intervenção de destaque, reforçando o compromisso do continente africano com a saúde pública global.

A Cimeira, organizada em parceria pela União Europeia, Fundação Bill & Melinda Gates, GAVI e Global Citizen, mobilizou mais de nove mil milhões de dólares norte-americanos para apoiar programas de imunização nos próximos anos.

Apesar do sucesso na angariação de fundos em Bruxelas, esclarece o documento, a reunião do Conselho da GAVI em Genebra centrou-se no reequilíbrio financeiro da subvenção “Gavi 6.0”, face a um défice estimado em 3,5 mil milhões de dólares.

Papel activo

Angola, em conjunto com outros países implementadores, desempenhou um papel activo e influente no processo de negociação e revisão estratégica, apresentando propostas concretas e equilibradas para garantir justiça na distribuição do apoio, com ênfase na vacinação de rotina e no acesso equitativo a novas vacinas.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias