SAÚDE COMUNITÁRIA CHEGA ÀS CRIANÇAS E ADULTOS DAS REGEDORIAS DE CARIMBULA E SAIMBUANDA

As crianças e adultos das localidades de Carimbula e Saimbuanda, no município do Lôvua, na Lunda-Norte, estão a beneficiar de consultas de rotinas, no quadro de aproximação dos serviços de saúde comunitária às populações que vivem longe das unidades de saúde para uma cobertura eficaz.
A demanda é maior a população local clama por mais intervenção das autoridades sanitárias, sublinhando que a iniciativa deve ser prioridade, podendo ser desenvolvida duas vezes em cada mês, por se justificar as dificuldades de se deslocar até a sede municipal em busca dos cuidados médicos.
A medida de acordo com o Director Municipal da Saúde, António Muzala, faz parte do programa de abrangência do serviço de saúde, em coordenação com administração municipal, por não existirem centros médicos e postos de saúde nas respectivas zonas de modos a facilitar o atendimento das crianças e adultos.
Sarampo, pólio, pentavalente e pneumonia, são por exemplo os cinco antígenos que estão a ser administrados para as crianças recém nascidos e adolescentes que apresentam com frequência algumas manifestações de doenças mais frequentes, sobretudo a malária.
Gabinete de Comunicação Social, da Administração Municipal do Lôvua, aos 10 de julho de 2025