Terça-feira, Setembro 9
Cultura

Angolana Helena Uambembe apresenta trabalho "Long Long Long" na Bienal de São Paulo

GiraNotícias2 min leitura
Angolana Helena Uambembe apresenta trabalho "Long Long Long" na Bienal de São Paulo

Luanda - A artista angolana Helena Uambembe, representada pela galeria Jahmek Contemporary Art, apresenta a instalação “Long Long Long” na 36.ª Bienal de São Paulo.

Trata-se de uma das mais importantes plataformas internacionais de arte contemporânea.

De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, a obra, comissionada para o evento, combina vídeo e pintura em grande escala, cruzando mitologia grega, folclore africano e memórias pessoais.

Inspirada na narrativa de dois irmãos gémeos gigantes, cuja rivalidade fende a terra, a instalação, cria um ambiente imersivo através de luz, sombra e narração hipnótica, antecedida por uma pintura que funciona como portal visual.

“Long Long Long” também está ancorada em geografias ligadas à história da artista, como o Pão de Açúcar (Brasil), o Morro do Moco (Angola) e à comunidade angolana de Pomfret, na África do Sul, marcada pelo recrutamento forçado no 32.º Batalhão do exército do apartheid.

Nascida em 1994, filha de refugiados angolanos, Uambembe vive e trabalha em Berlim e já expôs em eventos como a Art Basel, Bienal de Lagos e Bienal de Veneza, tendo recebido prémios como o David Koloane Award (2019), o Baloise Art Prize (2022) e o Ars Viva Prize (2024).

A participação na Bienal reforça o papel da Jahmek Contemporary Art, sediada em Luanda, na projecção internacional de artistas angolanos mais jovens, pode ler-se no documento.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias