Sexta-feira, Agosto 15
Internacional

Ex-chefe do governo do Mali preso por uso indevido de propriedade pública

GiraNotícias2 min leitura
Ex-chefe do governo do Mali preso por uso indevido de propriedade pública

Bamako – O ex-primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maiga, foi preso preventivamente em Bamako, alegadamente por uso indevido de propriedade pública, informaram hoje fontes próximas ao político, noticia a Prensa Latina.

O seu advogado, Cheick Omar Konaré, anunciou a notícia por meio de um comunicado nas redes sociais de Maiga, acrescentando que a medida de prisão preventiva também atinge vários de seus antigos colaboradores.

No dia anterior, foram registadas prisões de cerca de 40 militares, incluindo dois generais, acusados de tentativa de golpe de Estado e acções desestabilizadoras dentro das Forças Armadas.

De acordo com a mídia local, Maiga foi interrogado no início deste mês como parte de uma investigação sobre alegações de uso indevido de propriedade pública.

Choguel Kokalla Maïga, nascido em 2 de Abril de 1958, serviu como primeiro-ministro do Mali de 2021 até sua demissão pelo Presidente interino Assimi Goïta em Novembro de 2024, após críticas ao adiamento das eleições presidenciais.

Poucos dias antes, Moussa Mara, também ex-chefe de Governo, foi enviado para a prisão, acusado de prejudicar a credibilidade do Estado após expressar apoio a políticos e militares presos.

Desde 2021, a junta maliense, liderada por Assimi Goita, prometeu realizar eleições dentro de 18 meses, mas foram adiadas para 2027.

Em Maio, Goita dissolveu todos os partidos e organizações políticas no Mali, provocando protestos generalizados.

Desde 2012, o Mali está mergulhado numa crise profunda alimentada pela violência de grupos afiliados à Al Qaeda e à organização Estado Islâmico (EI), bem como de grupos criminosos.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias