Mali, Burkina Faso e Níger criam banco em comum para acelerar desenvolvimento

Os Ministros da Economia e Finanças da Aliança dos Estados do Sahel (AES) recomendaram a aceleração da operacionalidade do Banco Confederal de Investimento e Desenvolvimento (BCID-AES) para rapidamente poder liberar capital.
O apelo foi feito durante reunião, no dia 24 de Julho de 2025, em Niamey, em que os participantes saudaram o compromisso dos Chefes de Estado da Confederação Suíça, assumido pelo Capitão Ibrahim Traoré, Presidente de Burkina Faso, General Assimi Goïta, Presidente do Mali, e o General Abdourahamane Tiani, Presidente do Níger, “para atender às aspirações de seus povos, particularmente em termos de desenvolvimento”.
“Os líderes empresariais destacaram as principais conquistas nas áreas de defesa, segurança, diplomacia e desenvolvimento desde a criação da Confederação. Reafirmaram o seu compromisso de garantir a implementação adequada das acções planeadas e recomendaram acelerar a operacionalização do BCID-AES”, realçou a imprensa internacional.
Após saírem oficialmente do Bloco da África Ocidental, no início deste ano, Mali, Burkina Faso e Níger formaram a Aliança dos Estados do Sahel (AES) e anunciaram planos para criar uma força militar conjunta de cinco mil soldados para “combater o terrorismo”.
Durante a reunião, os ministros também homenagearam as vítimas civis e militares do terrorismo no Sahel, “condenando veementemente todas as formas de ataques terroristas na região”.