OMS mantém vigilância antes de declarar fim de surto em cruzeiro internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que vai declarar em 02 de julho o fim do surto de hantavírus detectado num navio de cruzeiro, caso não sejam relatadas novas infecções entre as 54 pessoas que ainda estão em quarentena.
Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sequência do surto registado no navio de cruzeiro Hondius, 650 contactos dos passageiros afectadas foram identificados e monitorizados em 33 países.
“Agradeço a todos os países que contribuíram de diversas formas para a resposta a este surto, especialmente pela liderança e solidariedade demonstradas por Espanha e pelo seu primeiro-ministro, Pedro Sánchez”, salientou o responsável da OMS.
Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu ainda que a OMS vai continuar a investigar a origem do surto, assim como o hantavírus, alegando que esse trabalho é importante para o desenvolvimento de diagnósticos, de tratamentos e de vacinas.
A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo diretor-geral da OMS, que adiantou que o número de casos se manteve estável nos 13 durante várias semanas, tendo sido confirmadas três mortes.





