Quarta-feira, Agosto 13
Internacional

Pelo menos 40 mortos em ataque a campo de refugiados no Sudão

Correio Kianda2 min leitura
Pelo menos 40 mortos em ataque a campo de refugiados no Sudão

As Forças de Apoio Rápido paramilitares do Sudão mataram pelo menos 40 pessoas em um ataque a um campo de deslocados perto da cidade de El Fasher, relata a Africanews, citando organizações locais de direitos humanos.

Segundo o veículo de notícias, o ataque, que teve como alvo o campo de Abu Shouk, que abriga cerca de 450 mil pessoas, ocorreu na segunda-feira. Homens armados atacaram moradores nas suas casas, matando pelo menos 40 e ferindo outros 19.

O campo tem sido alvo recorrente desde que o conflito eclodiu no Sudão em Abril de 2023.

Alguns activistas locais de direitos humanos condenaram veementemente o ataque, dizendo que ele reflectia “violações horríveis contra pessoas inocentes e indefesas”.

Segundo organizações humanitárias, o campo de Abu Shouk é um dos dois locais no Sudão que sofrem com a fome severa. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários afirmou anteriormente que mais de 60 pessoas, a maioria mulheres e crianças, morreram de desnutrição em El Fasher em apenas uma semana.

A situação no Sudão se agravou em Abril de 2023 em meio a desentendimentos entre o chefe do exército, Abdel Fattah al-Burhan, que também chefia o Conselho de Soberania, e o chefe das Forças de Apoio Rápido paramilitares, Mohamed Hamdan Dagalo.

Os confrontos eclodiram em Cartum e logo se espalharam por todo o país, matando milhares e deixando dezenas de milhares de feridos. Mais de 13 milhões de pessoas tiveram que fugir de suas casas. A situação no país é agravada por surtos de doenças, inundações e retorno em massa de refugiados em meio ao colapso do sistema de saúde pública.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias