Quarta-feira, Agosto 13
Internacional

Ruanda nega ter participado na morte de civis no Leste da RDC

Correio Kianda1 min leitura
Ruanda nega ter participado na morte de civis no Leste da RDC

O Ruanda classificou esta segunda-feira, 11, como falsas as acusações da Organização das Nações Unidas de que as suas forças participaram ao lado de rebeldes na morte de várias centenas de civis no leste da República Democrática do Congo.

Citando relatos em primeira mão, o escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH) disse que os rebeldes do M23 mataram pelo menos 319 civis em uma série de ataques a quatro aldeias na província de Kivu do Norte em Julho, onde os assassinatos ocorreram em fazendas no território de Rutshuru entre 9 e 21 de Julho.

Em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira, Kigali chamou a acusação de inaceitável. A agência de direitos da ONU foi acusada de tentar minar os esforços para acabar com o conflito no leste da RDC.

A violência contínua pode ameaçar os esforços para fazer com que a República Democrática do Congo e os rebeldes assinem um acordo de paz permanente até 18 de Agosto, como esperado. Uma das condições do acordo é a proteção de civis e o retorno seguro de milhões de pessoas deslocadas.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias