PR já em Roma para o funeral do Papa Francisco

Roma - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na tarde desta sexta-feira, a cidade de Roma, Itália, onde sábado vai assistir o funeral do Papa Francisco, falecido aos 88 anos de idade, por doença. a 21 deste mês.
Segundo a Angop, ao desembarcar no Aeroporto de Fiumicino, o Chefe de Estado angolano, acompanhado da primeira dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de representantes do estado italiano, e corpo diplomático acreditado na Itália.
João Lourenço participará das cerimónias fúnebres do Papa Francisco, marcadas para sábado, às 10:00, horas locais, na basílica de Santa Maria Maior, Praça de São Pedro, que contará também com a presença de mais de 50 chefes de Estado, autoridades religiosas, membros da realeza e representantes de organizações internacionais.
O acto fúnebre com pendor restrito, envolvido em fortes medidas de segurança, será presidido pelo Cardeal Giovanni Battista Re, e seguirá o rito simplificado que o próprio pontífice aprovou em 2024, com o objectivo de tornar as exéquias mais humildes e próximas dos fiéis .
Em consonância com os valores de inclusão e humildade do Papa Francisco, cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo pobres, migrantes, transexuais, presos e sem tecto, acompanharão o cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maior, cada uma carregando uma rosa branca em sinal de gratidão .
O Papa Francisco faleceu na manhã do dia 21 deste mês, na sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) que levou a um coma e resultou em falência cardíaca irreversível .
Na véspera de sua morte, Domingo de Páscoa, o Papa fez a sua última aparição pública na Praça de São Pedro, onde abençoou os fiéis durante uma breve volta no seu papamóvel.
Na manhã seguinte, acordou por volta das 6:00 horas, aparentemente bem, mas começou a passar mal cerca de uma hora depois. A sua morte foi confirmada às 7h35 (horário local) .
Os restos mortais do Papa Francisco foram transportados em procissão até a Basílica de São Pedro, onde foi colocado diante do Altar da Confissão para os fiéis prestarem as suas últimas homenagens. A basílica permanecerá aberta até a noite desta sexta-feira para visitação.
De nome próprio, Mario Bergoglio foi eleito Papa, adoptando o nome Francisco, foi o primeiro pontífice latino-americano que será lembrado por seu estilo pastoral humilde e seu compromisso com os pobres e marginalizados.
O Seu pontificado também foi marcado por uma abordagem progressista em temas sociais e ambientais, o que gerou admiração e críticas em diferentes sectores da Igreja e da sociedade .
Com a sua morte, inicia-se o período de “sé vacante”, durante o qual será convocado um conclave para eleger o novo Papa. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos, de 13 de Março de 2013 até 21 de Abril de 2025, data de sua morte.
Foi o 266º Papa da história da Igreja e o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, além de ser o primeiro jesuíta e o primeiro papa com o nome “Francisco”, em homenagem a São Francisco de Assis.