
O secretário da Indústria de Defesa da Turquia, Haluk Görgün, manifestou disponibilidade e interesse para cooperar com Angola no campo da indústria de Defesa, através do financiamento de empresas turcas interessadas em estabelecer parcerias com o Ministério da Defesa Nacional.
De acordo com Haluk Görgün, o seu país vê Angola como parceiro estratégico, por isso serão envidados esforços junto da Turquia para garantir o financiamento de projectos de interesse comum, no âmbito dos acordos bilaterais já assinados, mas ainda não implementados.
A pretensão foi apresentada durante um encontro com o secretário de Estado angolano para a Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, na Feira Internacional da Defesa, que decorre em Istambul.
Recordar que no início do mês, Angola e Turquia assinaram, em Ancara, o Processo Verbal da III Comissão Conjunta, que formaliza os novos parâmetros de cooperação bilateral. O documento, assinado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás “abre caminho para projectos conjuntos e estabelece uma plataforma de entendimento multissectorial, com potencial impacto na diversificação da economia angolana”.
A informação consta do comunicado enviado ao Correio da Kianda, que destaca ainda o convite feito por Diamantino Azevedo à Turquia, para participar na Conferência Internacional de Petróleo e Gás, que terá lugar em Luanda, em Setembro próximo.
Ainda segundo a nota, Angola quer capitalizar a cooperação com a Turquia para atrair investimentos em sectores estratégicos como mineração, agricultura, energias renováveis e indústria transformadora.