Sexta-feira, Agosto 22
Política

Valdir Cónego insiste em providência cautelar para suspensão do presidente do MPLA

Club K2 min leitura
Valdir Cónego insiste em providência cautelar para suspensão do presidente do MPLA

Luanda — O militante do MPLA e membro do Comité Central, Valdir de Jesus do Sacramento Cónego, anunciou que irá redigir uma nova carta dirigida ao Bureau Político do partido, com conhecimento do seu Secretariado, solicitando a suspensão do presidente do MPLA, João Lourenço. A iniciativa surge na sequência de um despacho do Tribunal Constitucional (TC), no âmbito do processo nº 1351C/2025, que orienta o requerente a constituir advogado para dar seguimento à providência cautelar interposta.

Valdir Cónego, que se apresenta como pré-candidato à presidência do MPLA, afirma ter consultado o seu advogado, que o aconselhou a reiterar formalmente o pedido junto das instâncias partidárias, conforme os artigos 92º nº 3 alínea i) e 99º nº 3 alínea a) dos Estatutos do MPLA. O militante sublinha que, caso não haja resposta dentro do prazo estatutário de 45 dias, voltará a recorrer ao Tribunal Constitucional.

A providência cautelar, já registada e protocolada pelo TC, visa a suspensão temporária de João Lourenço da liderança do partido, alegando falta de resposta à solicitação de uma reunião extraordinária do Comité Central para debater a continuidade do presidente no cargo A B.

Valdir Cónego tem se destacado por críticas públicas à gestão do atual líder, alegando que os últimos anos de governação agravaram a situação social e económica do país, e que a permanência de João Lourenço à frente do MPLA poderá comprometer o futuro político da organização.

A nova carta deverá reforçar os argumentos já apresentados ao Tribunal Constitucional, num momento em que se intensificam os debates internos sobre a renovação da liderança partidária.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias