Sábado, Agosto 16
Resumo

Angola avança 62% no IDH, diz PNUD

Por TopAngola ·

2 min leitura
Angola avança 62% no IDH, diz PNUD

Resumo: 

Relatório do PNUD mostra que, desde 1999, o Índice de Desenvolvimento Humano de Angola cresceu mais de 62%, com ganhos em vida, educação e renda.

Pontos-chave:

  • Em 21 de maio de 2025, em Luanda, o PNUD apresentou “Uma questão de escolha: Pessoas e Possibilidades na Era da Inteligência Artificial”. Na ocasião, a representante residente, Denise António, anunciou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Angola subiu mais de 62 % desde 1999.

  • Com essa evolução, o país consolida-se na categoria de desenvolvimento humano médio. A esperança de vida aumentou 18 anos, enquanto os principais indicadores de educação mostram melhoria constante, reforçando que “o progresso é possível”, segundo Denise.

  • A diplomata advertiu, porém, que “o desenvolvimento real só se mantém se for partilhado equitativamente”. Persistem desigualdades em renda, acesso a saúde e educação, além de disparidades de género que deixam mulheres e raparigas sub-representadas na tomada de decisões.

  • O relatório alerta que, globalmente, o progresso humano abrandou pela primeira vez em 35 anos. Em África, 63 % da população continua sem internet, 48 % carece de cuidados de saúde adequados e muitas crianças rurais percorrem até 20 km diários para chegar à escola.

  • Frente a esse quadro, Denise vê a inteligência artificial como “poderoso agente de mudança”, mas adverte que, sem governação adequada, a IA pode “reforçar desigualdades”. Angola, acrescentou, tem a oportunidade de usar a tecnologia para um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Partilhar este resumo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outros Resumos