Sexta-feira, Julho 11
Resumo

Angola e Peru fortalecem cooperação bilateral

Por TopAngola ·

2 min leitura
Angola e Peru fortalecem cooperação bilateral

Resumo: 

Na I Reunião de Consultas Políticas, Angola e Peru acordaram estreitar cooperação diplomática, supressão de vistos e parcerias aeroportuárias.

Pontos-chave:

  • Em 10 de julho de 2025, realizou-se em Lima a I Reunião de Consultas Políticas entre Angola e Peru. As delegações foram chefiadas por Téte António, ministro das Relações Exteriores de Angola, e Elmer Salcedo, seu homólogo peruano, com participação de Esmeralda Mendonça e Félix Boza. O encontro marcou novo capítulo nas relações bilaterais, celebrando 40 anos de cooperação diplomática entre ambos os países.

  • Durante as sessões, as partes acordaram alinhamento estratégico em domínios político-diplomáticos, destacando a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço. Foram identificadas parcerias entre as academias diplomáticas do Peru e de Angola, além de cooperação em gestão e segurança dos portos de Chancay e Lobito e dos aeroportos Jorge Chávez e AIAAN. Discutiu-se a criação de câmaras de comércio, consulados honorários em Lima e Luanda e intercâmbio cultural.

  • Além dos temas bilaterais, abordaram-se questões regionais e multilaterais, incluindo a liderança de Angola na União Africana e o papel do Peru na OEA. Discutiu-se o impacto da Zona de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA) e os objetivos do Plano Estratégico do Peru para África 2024–2030. Ambas as delegações destacaram a importância da cooperação sul-sul e da mediação em conflitos africanos e americanos.

  • Foi enfatizada a plataforma cultural Peru-África, com estudos sobre o passado histórico comum e iniciativas de divulgação artística. As delegações concordaram em promover exposições, formações e intercâmbios de arte, música e dança tradicionais em ambas as nações. Pretende-se intensificar projetos educativos e eventos culturais que reforcem laços identitários, ampliem o conhecimento mútuo e consolidem parcerias entre instituições culturais de Angola e Peru.

  • Na palavra de encerramento, a Embaixadora Esmeralda Mendonça sublinhou o caráter urgente de acelerar as dinâmicas de cooperação, desejando futuro próspero para Angola e Peru. O Embaixador Félix Boza apresentou selo comemorativo dos 40 anos de cooperação e o Boletim Virtual Cumanana dedicado a Angola, reforçando o interesse peruano em aprofundar uma relação bilateral sólida, abrangente e voltada para resultados concretos de impacto mútuo.

Partilhar este resumo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outros Resumos