Sábado, Agosto 16
Resumo

Papa Leão XIV: eleição histórica em 5 atos

Por TopAngola ·

2 min leitura
Papa Leão XIV: eleição histórica em 5 atos

Resumo: 

Em 8/5/2025, o cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito Papa Leão XIV; conclave rápido, reação global e primeiras palavras pela paz.

Pontos-chave:

  • Em 8 de maio de 2025, às 18h07 de Roma, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69, foi eleito Papa Leão XIV, 267.º bispo de Roma, sucedendo a Francisco, falecido em 21 de abril. O fumo branco subiu após quatro escrutínios, e sinos repicaram, confirmando à multidão de mais de cem mil fiéis que a Igreja tem novo líder.

  • Nascido em Chicago em 1955, Prevost ingressou nos agostinianos em 1977, foi missionário no Peru durante uma década e prior-geral da ordem entre 2001-2013. Em 30 de setembro de 2023 tornou-se cardeal e assumiu o Dicastério para os Bispos. Com ascendência espanhola e cidadania peruana, é o primeiro pontífice dos Estados Unidos e o segundo das Américas.

  • O conclave reuniu 133 cardeais eleitores; cerca de 80 % foram criados por Francisco, o que facilitou consenso. A escolha em apenas quatro votações foi vista pelo cardeal Versaldi como “sinal claro de unidade”. Observadores notam continuidade nas reformas, mas também abertura a novas vozes do Sul Global. Leão XIV torna-se igualmente o primeiro Papa agostiniano desde Adriano VI.

  • Da varanda da Basílica de São Pedro, Leão XIV saudou: “A paz esteja convosco”. Agradeceu a Francisco, pediu que todos o ajudem a “construir pontes” e recordou Santo Agostinho: “Com vocês sou cristão, para vocês bispo”. Prometeu uma Igreja sinodal, próxima dos que sofrem, e rezou a Maria. As palavras arrancaram aplausos prolongados na praça lotada.

  • Líderes mundiais, da ONU a Macron e Pedro Sánchez, cumprimentaram o novo pontífice, esperando cooperação em direitos humanos e paz. Donald Trump celebrou o “orgulho americano”, enquanto João Lourenço enviou votos de sucesso. Analistas preveem prioridade a migração, clima, finanças do Vaticano e guerra, com a missa de início de pontificado marcada para 12 de maio.

Partilhar este resumo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outros Resumos