PRA-JA mira poder em 2027 no 1.º Congresso
Por TopAngola ·

Resumo:
PRA-JA realizou o I Congresso em Luanda, elegeu Abel Chivukuvuku presidente e fixou meta de governar ou co-governar Angola em 2027.
Pontos-chave:
Entre 19 e 22 de maio de 2025, o PRA-JA Servir Angola reuniu 750 delegados em Luanda no seu I Congresso Constitutivo. Legalizado em outubro de 2024, o partido passou cinco anos em disputa judicial até obter o acórdão favorável do Tribunal Constitucional, abrindo caminho para a eleição da sua liderança definitiva.
No acto eleitoral de 19 de maio, Abel Chivukuvuku venceu com 660 dos 675 votos válidos (98 %), derrotando Francisco Canga. O ex-líder da CASA-CE e antigo deputado da UNITA torna-se assim o primeiro presidente do PRA-JA e promete estruturar a sigla em todas as províncias e diáspora até ao fim de 2026.
Na abertura, Chivukuvuku evocou Papa Leão XIV e prometeu “construir pontes”, frisando que em 2027 o partido será Governo ou parte do Governo. O congresso também discutiu a permanência na Frente Patriótica Unida, coligação com UNITA e Bloco Democrático criada em 2022, e aprovou a Estratégia de 10 Pontos para as eleições gerais.
Delegações do MPLA, UNITA, FNLA, PRS e de partidos estrangeiros — do PODEMOS ao Partido Comunista da China — assistiram ao conclave. Representantes dos históricos garantiram não temer a nova força, mas saudaram o contributo para o pluralismo. Os servidores definiram metas de captação de recursos financeiros para a campanha 2025-2027.
Os coordenadores anunciaram ainda a eleição do Comité Político Nacional, posse dos vice-presidentes e apresentação das Linhas Orientadoras 2026-2027. Para Chivukuvuku, “cinquenta anos depois da independência” é preciso devolver fé aos angolanos, combatendo pobreza e desemprego juvenil com governação transparente e responsabilizada centrada na pessoa humana.
9 Fontes
Congresso constitutivo: PRA-JA quer governar Angola em 2027
PRA-JA Servir Angola realiza primeiro Congresso
Iª congresso constitutivo do PRA-JA Servir Angola começa esta segunda-feira, em Luanda, para a eleição do novo presidente
Chivukuvuku eleito primeiro presidente do PRA-JA com mais de 90% dos votos
Abel Chivukuvuku eleito presidente do PRA-JA Servir Angola com 98% dos votos
Primeiro presidente do PRA-JA é conhecido em congresso esta Segunda-feira
Abel Chivukuvuku confirmado como primeiro presidente do PRA-JA servir Angola
Primeiro presidente do Pra-Ja será conhecido nesta segunda-feira
Congresso PRA JA Servir Angola: Abel Chivukuvvku defende fórum alargado a todos os partidos para desenhar o futuro do país e garante que vai ser poder ou parte do poder em 2027