Quarta-feira, Julho 9
Sociedade

Executivo prioriza reforço do poder das raparigas e educação qualitativa

Jornal de Angola2 min leitura
Executivo prioriza reforço do poder das raparigas e educação qualitativa

A ministra da Educação afirmou, terça-feira, em Luanda, que o Executivo angolano vai continuar a apostar forte para garantir que todos os cidadãos, em particular as raparigas, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Luísa Grilo, que falava na abertura do encontro de concertação sobre a 2.ª Fase da Expansão do Programa de Bolsas de Estudo, disse que estão inscritos no plano de bolsas de estudo 572 alunos.

Para que todos estes alunos sejam beneficiados, explicou, há uma articulação sólida entre o Ministério da Educação e os governos provinciais, a fim de se alinharem às estratégias e metas para a execução desta segunda fase do programa de bolsas de estudo.

Segundo a governante, estas bolsas de estudo estão a ser financiadas pelo Banco Mundial, fruto de um acordo de crédito de 250 milhões de dólares aprovado recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, e a instituição financeira.

A bolsa de estudo, denominada Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), visa fortalecer as capacidades dos jovens angolanos, com especial atenção às jovens raparigas para melhorarem as suas qualidades de aprendizagem.

O programa, de acordo com a ministra da Educação, teve início no ano lectivo 2022-2023 e já beneficiou mais de 132 mil estudantes em nove províncias, nomeadamente Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Icolo e Bengo, Huíla, Luanda, Lunda-Norte e Malanje.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias