
Vista do terminal de embarque doméstico. Foto: César Magalhães
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) voltou a ter energia, após interrupção no fornecimento de energia da rede pública, entre as 11h28 e as 14h27, provocada pela queda de tensão na linha da subestação dos serviços de Catete, segundo uma nota da Airport Temporary Operator (ATO), a instituição responsável por gerir temporariamente o novo aeroporto enviada ao Expansão.
"O protocolo de contingência foi accionada de imediato, garantido, através dos grupos gerados, o pleno funcionamento dos serviços críticos e de suporte", aponta a instituição.
A ATO refere ainda na nota, que todas as operações decorrem com total normalidade, sendo que a recepção e processamento de passageiros, os embarques e as actividades de apoio às aeronaves não sofreram qualquer impacto.
Recordar que a transferência dos voos internacionais para o Novo Aeroporto, de todas as companhias que operam em Angola, deve ser feita até 30 de Setembro, segundo o ministério dos transportes. A TAAG já anunciou que vai transferir, a partir de 15 de Setembro, a totalidade da sua operação, incluídos todos os voos internacionais, do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda para o novo Aeroporto.
Entretanto, Expansão falou com as principais companhias estrangeiras a operar em Angola, e percebeu que nesta altura a convicção é que não será possível mudar na mesma altura que a companhia de bandeira.