Sábado, Agosto 16
Internacional

Encontradas quase 200 bombas por baixo de parque infantil na Inglaterra

Correio Kianda2 min leitura
Encontradas quase 200 bombas por baixo de parque infantil na Inglaterra

Foram descobertas 177 bombas por baixo de um parque infantil em Northumberland, no norte da Inglaterra, escondidas por baixo da terra há pelo menos 80 anos, desde a Segunda Guerra Mundial.

Os engenhos explosivos foram descobertos em Janeiro deste ano por Steven Parkinson, um funcionário da empresa que estava a instalar o novo equipamento no parque, como parte da renovação da zona.

Foi chamada de imediato uma equipa de remoção de explosivos, que confirmou que as bombas estavam no local desde a Segunda Guerra Mundial.

Durante a escavação, contou à BBC, disse que algo lhe chamou à atenção – algo “meio suspeito”.

“Foi um choque porque parecia definitivamente uma bomba, mas não sabíamos se estava activa ou não”, relembrou.

A empresa que fazia obras no parque contactou as autoridades locais que ficaram, de igual forma, em choque e definiram, rapidamente, um perímetro de segurança.

De seguida, foi chamada uma equipa de remoção de explosivos, que confirmou que se tratava, efetivamente, de uma bomba, e que lá estaria desde a Segunda Guerra Mundial.

O engenho, que não estava activo, foi removido e as operações retomaram, autoridades e trabalhadores convencidos de que aquela bomba era um caso isolado.

Pouco depois da retoma dos trabalhos, outro dispositivo emergiu e as autoridades locais consideraram que era preciso tomar medidas mais drásticas, a empresa Brimstone, uma das poucas no Reino Unido que se especializa na remoção de engenhos de guerra, foi chamada para resolver a situação.

Os trabalhos da Brimstone começaram com “escavações delicadas à mão” à volta do local da primeira bomba, Em apenas dois dias, já tinham sido encontradas mais noventa, e ao fim de três semanas o número total de bombas encontradas foi 177 “incluindo a primeira”.

Para o vereador local, Mark Mather, a conclusão do assunto foi “um grande alívio”.

“Este era o parque infantil a que eu vinha, eu era uma das crianças que corria por cima destas bombas, a pouco mais de 20 centímetros dos meus pés”, contou. “E, por isso, esta situação tem sido uma montanha russa de emoções para mim.”

Apesar de estarem desactivadas, as bombas no parque tinham carga.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias