Sábado, Julho 26
Resumo

Angola e Turquia fortalecem cooperação estratégica

Por TopAngola ·

2 min leitura
Angola e Turquia fortalecem cooperação estratégica

Resumo: 

Angola e Turquia formalizaram novos termos na terceira Comissão Conjunta, visando atrair investimentos em energia, agricultura e infraestruturas.

Pontos-chave:

  • Em 3 de julho de 2025, em Ancara, Angola e Turquia reuniram-se na III Comissão Conjunta Comercial, Económica e Técnica. Na abertura, os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e da Energia e Recursos Naturais da Turquia co-presidiram o encontro, que culminou na assinatura do Processo Verbal definindo novos parâmetros para a cooperação bilateral. Os delegados enfatizaram interesse mútuo em expandir as parcerias comerciais.

  • Durante o encontro, foram destacados setores prioritários para investimento, como energias renováveis, mineração, agroindústria, infraestrutura e tecnologia. O ministro Diamantino Azevedo apresentou o potencial de Angola nestas áreas e convidou empresários turcos a participarem em projetos de exploração de recursos minerais e desenvolvimento de redes de energia. A cooperação visa aumentar o fluxo de capitais e fortalecer a transferência de conhecimento técnico entre países.

  • Foi formalizado um convite oficial para a Conferência Internacional de Petróleo e Gás (AO&G 2025), agendada para setembro em Luanda, marcando as comemorações dos 50 anos da independência de Angola. Este evento promete reunir líderes do setor energético mundial e oferecer uma plataforma de networking e negócios, reforçando a imagem de Angola como destino atrativo para investimentos no mercado de hidrocarbonetos.

  • Por sua vez, o ministro turco Alparslan Bayrakthar enalteceu os avanços económicos de Angola e destacou o volume atual de negócios da Turquia em África, estimado em 37 mil milhões de dólares. Ele sublinhou a importância de reformas no comércio multilateral e a necessidade de criar condições regulatórias favoráveis, visando ampliar ainda mais a colaboração económica entre os países e garantir crescimento sustentável.

  • Integraram a delegação angolana o embaixador em Ancara, secretários de Estado e técnicos de diversos ministérios, incluindo Relações Exteriores, Agricultura, Saúde, Turismo, Ensino Superior e Ciência e Inovação. Esta presença multidisciplinar reflete o compromisso de Angola em promover uma abordagem integrada na cooperação, cobrindo setores chave e facilitando intercâmbios de melhores práticas e capacitação profissional para suportar o desenvolvimento económico.

Partilhar este resumo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outros Resumos