Terça-feira, Julho 22
Resumo

Lourenço convida Xi Jinping aos 50 anos de Angola

Por TopAngola ·

2 min leitura
Lourenço convida Xi Jinping aos 50 anos de Angola

Resumo: 

João Lourenço convidou Xi Jinping para celebrar os 50 anos da independência de Angola, reforçando laços diplomáticos e ampliando cooperação estratégica.

Pontos-chave:

  • Em 17 de junho de 2025, em Pequim, a embaixadora angolana na China, Dalva Maurícia Calombo Ringote Allen, entregou ao diretor-geral do Departamento África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Du Xiaohui, um convite oficial do Presidente João Lourenço. Este documento convida o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, a participar dos atos de celebração dos 50 anos da independência nacional, em Luanda.

  • Durante o encontro simbólico, ambos os diplomatas enfatizaram as excelentes relações de amizade e cooperação entre Angola e China. Du Xiaohui destacou o valor histórico e estratégico que Pequim atribui aos laços com Angola desde a sua independência. Os representantes concordaram em promover reuniões técnicas bilaterais regulares entre ministérios de ambos os países, para assegurar acompanhamento eficiente de projetos em curso e futuros acordos.

  • Dalva Ringote Allen aproveitou a ocasião para fazer um rescaldo global da participação de Angola na Conferência Ministerial dos Coordenadores do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC). Liderada pelo Ministro Tete António, a delegação angolana participou ativamente na 4.ª Exposição Económica e Comercial China-África (CAETE 2025), realizada em Changsha, província de Hunan, entre 12 e 16 de junho, reforçando a visibilidade nacional no evento.

  • Precedendo os festejos oficiais da independência, várias atividades preparatórias estão em curso. Destacam-se as condecorações de personalidades e coletivos nas classes “Independência” e “Paz e Desenvolvimento”. Além disso, Angola acolherá a Cimeira EUA-África de 23 a 25 de junho em Luanda, evento que visa fortalecer o diálogo intercontinental e promover parcerias estratégicas. Esse calendário reforça a presença de Angola no cenário global e celebra o progresso nacional desde 1975.

  • Com a China como principal parceiro económico e maior credor bilateral de Angola, as relações bilaterais têm sido fundamentais para a reconstrução nacional desde o fim da guerra civil. Pequim financiou projetos de infraestrutura em troca de fornecimento regular de petróleo, consolidando um relacionamento estratégico. O convite a Xi Jinping reforça a confiança mútua e abre perspectivas para aprofundar investimentos e cooperação em diversos setores nos próximos anos.

Partilhar este resumo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outros Resumos