Fundação Odebrecht e FADA pretendem criar novo modelo de Agricultura Familiar

A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) pretendem criar um novo modelo de Agricultura Familiar na província de Cabinda.
De acordo com uma nota, enviada ao JA Online, a experiência do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDCIS), com mais de duas décadas de êxito no Brasil, será a base do projecto “Produzir para Transformar Vidas” que vai capacitar pequenos agricultores angolanos através de formação técnica, inclusão produtiva e inovação agrícola.
A acção conjunta entre FNO, Odebrecht Angola e FADA vai criar um modelo de desenvolvimento agrário replicável e sustentável para aumentar a produtividade e reforçar a segurança alimentar em Angola.
A comitiva brasileira visitou 17 comunidades à volta do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC), onde identificou desafios e oportunidades concretas para transformar a vida das famílias agricultoras locais.
A fundação também pretende adaptar as tecnologias sociais do PDCIS à realidade nacional.
“Estamos a construir uma ponte entre o conhecimento acumulado no Baixo Sul da Bahia e o potencial inexplorado de Cabinda”, afirmou o coordenador de Sustentabilidade da FNO, Jonas Nogueira, citado no documento.