Quarta-feira, Julho 9
Sociedade

Mercado da Mabunda reaberto quatro meses depois com mais de 500 lugares

O País2 min leitura
Mercado da Mabunda reaberto quatro meses depois com mais de 500 lugares

O governador provincial de Luanda, Luís Nunes, procedeu ontem à reabertura do mercado de peixe da Mabunda, no município da Samba, após ter sido encerrado em Fevereiro do ano em curso devido às péssimas condições de higiene. O trabalho de reestruturação permitiu que fossem criados mais de 500 lugares

No dia 28 de Fevereiro do ano em curso, foi tomada a decisão de encerramento do mercado, após uma avaliação sanitária que detectou um alto risco de transmissão da cólera na Mabunda, exigindo uma acção imediata para proteger a saúde pública. Durante o período de encerramento, o mercado passou por uma requalificação completa, com a implementação de melhorias nas instalações e a criação de condições adequadas para o funcionamento regular.

As vendedoras tinham sido deslocadas para o mercado provisório, na Praia Amélia.De acordo com o governador provincial de Luanda, Luís Nunes, as condições anteriores, com lixo à mistura, não davam dignidade às nossas peixeiras e, além disso, as condições que hoje tem o mercado trarão mais clientes. Sem condições, na altura, de avançar o quanto foi gasto para a reabilitação deste mercado, o governador diz que o que interes- sa neste momento é que o merca- do está pronto, está aberto à população e à disposição das feirantes.

“Com isso, há mais de 500 lugares. Isto é mais para dar atenção ao peixe, portanto, com melhores condições, com melhor qualidade e eu acho que até vai melhorar o negócio das nossas vendedoras”, disse. Dentro da reabilitação da Mabunda, aproveitaram também para dar uma melhorada ao acesso, no caso à iluminação pública. Luís Nunes pede aos munícipes desta zona que cuidem desta área, mantenham a área limpa, que também é uma das bandeiras da sua governação: a limpeza e o combate ao lixo. “E isso passa sempre pela ajuda dos nossos munícipes, porque senão não é possível levarmos esse trabalho sozinhos”.

Partilhar este artigo:

Receba as Top 10 notícias do dia, todos os dias

Outras Notícias