V Convenção do Bloco Democrático poderá ter um único candidato à liderança do partido

A V Convenção Ordinária do Bloco Democrático regista os primeiros candidatos aos cargos de Secretário-Geral, Muata Sebastião, que concorre a sua própria sucessão, e Américo Vaz, concorre ao cargo de Vice-Presidente, depois do insucesso na corrida ao cadeirão máximo, no último conclave a favor de Filomeno Vieira Lopes.
A informação foi avançada na tarde desta quinta-feira, 24, à Rádio Correio da Kianda, pelo Coordenador da V Convenção, Zeferino Kuvingua.
O político disse, por outro lado, que, um outro quadro do BD, Simão Afonso, apresentou a intenção de concorrer ao cargo de liderar a Comissão Nacional de Fiscalização e Jurisdição, mas espera-se que até dia o 29 deste mês surjam outras candidaturas ao cargo de Secretário-Geral.
Kuvingua, afirmou que a Comissão Eleitoral Independente é constituída por figuras da sociedade civil, como o Padre Celestino Epalanga, representantes do MUDEI, MEA entre outras entidades.
“O académico João dos Santos, coordena a comissão eleitoral da V Convenção Ordinária do Bloco Democrático”, segundo disse o político daquela formação, cujo evento está aprazado para finais de Agosto do ano em curso.
O politólogo, Agostinho Sicato, pensa que a direcção cessante do Bloco Democrático fez um excelente trabalho, ao desmistificar que o partido não é aquilo que se apregoa de ser apenas de intelectuais.
Filomeno Vieira Lopes e a sua equipa saíram das zonas de conforto e levaram o BD noutras classes sociais, daí querer renovar o mandato. O académico, apela porém, aos militantes para não cultivarem o hábito de um único candidato, por ficar sem a mística democrática interna.
O político julga que, o BD quer consolidar o primeiro mandato de Filomeno Vieira Lopes Presidente, e do Secretário-Geral, Muata Sebastião, por terem concebido a estratégia de aderir a Frente Patriótica Unida que deu o número de deputados que tem hoje na Assembleia Nacional.
Há quatro dias do termo de formalização de candidatura, a comissão organizadora da V Convenção do Bloco Democrático, regista apenas candidaturas à Vice-Presidente, Secretário-Geral e Comissão Nacional de Fiscalização e Jurisdição.